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LiveZilla – Como Instalar Este Chat no Seu Site
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LiveZilla – Como Instalar Este Chat no Seu Site
Recomendamos a todos usar o atendimento online Livezilla, é gratuito
e com muitos e boms recursos. (so da um pouco de trabalho, para
instalar, mais vamos nessa)
Faça o download em http://www.livezilla.net/downloads/.
Execute o arquivo baixado e instale no seu computador (vá dando next até acabar);
O LiveZilla é o sistema de atendimento ao cliente Online, da
UnicaHost e é um sistema de chat de suporte online gratuito, que pode
ser facilmente instalado nos sites hospedados nos servidores da
UnicaHost.
A instalação do LiveZilla é muito fácil, mas é um pouco diferente dos
softwares para sites que estamos acostumados a instalar. A diferença
está no fato de que o pacote do LiveZilla contém um programa que
configura e instala automaticamente todos os arquivos necessários no
seu site, enviando-os via FTP.
Comece fazendo o download do pacote de instalação no site do
LiveZilla. Execute então este pacote no seu computador e comece a
instalação, seguindo os passos do assistente.
O LiveZilla vai instalar dois programas no seu computador: o
LiveZilla Client e o LiveZilla Server Admin. Termine a instalação,
desmarcando a opção que irá executar o LiveZilla ao fim do processo.
Vá então ao menu de programas do seu Windows e execute o programa
LiveZilla Server Admin. Através deste programa você irá configurar o
“Servidor” do LiveZilla, que é a parte do software que ficará
instalada no seu site. Selecione a opção “Create a new LiveZilla
Server” e clique no botão “Next”.
Na próxima janela você irá criar a conta administrativa do LiveZilla.
Informe um login, email e uma senha, e anote estas informações, pois
elas serão necessárias para que você possa utilizar o LiveZilla após
concluir a instalação.
Lembre-se das regras básicas de segurança e não crie uma senha muito
pequena, comum ou que seja fácil de adivinhar. Alguns exemplos de
senhas ruins são “12345″, “senha”, “minhasenha”, “123mudar’, etc.
Clique no botão “Next” para ir à próxima janela, onde você deverá criar o seu primeiro grupo de suporte.
O LiveZilla organiza usuários de suporte (você poderá ter mais de um
“atendente” online) em grupos, e cada grupo terá configurações e
recursos próprios dentro do LiveZilla. Você poderá criar vários grupos,
como “Suporte Técnico”, “Departamento Comercial”, etc.
No próximo passo você deverá escolher como irá enviar os arquivos do “Servidor” do LiveZilla para o seu site.
Você poderá deixar o programa enviar todos os arquivos para você
automaticamente via FTP, ou poderá salvar os arquivos no seu
computador para que você mesmo possa fazer isso mais tarde com seu
programa de FTP favorito.
Neste exemplo vamos deixar o LiveZilla Server Admin enviar os arquivos automaticamente para o nosso site via FTP.
Na próxima tela você deverá informar os dados de conexão FTP com seu
site na UnicaHost. Estes dados incluem o seu login e senha de FTP, o
endereço do servidor FTP e o diretório onde os arquivos serão
colocados.
Seu login e senha de FTP na UnicaHost. são inicialmente os mesmos que
você utiliza para acessar o Painel de Controle, e foram mandados
para o seu email na mensagem “Informações da sua nova conta” após a
conclusão da sua inscrição na UnicaHost..
O endereço do servidor FTP é sempre no formato
“ftp.seu-dominio.com.br”, onde você deverá substituir
“seu-dominio.com.br” pelo valor correspondente para o domínio do seu
site.
O diretório raiz, ou diretório inicial, do seu site na UnicaHost. pode
ser "public html" (se for servidor Linux) ou “/httpdocs” (se for
servidor windows). Neste exemplo vamos instalar o LiveZilla dentro de
um subdiretório chamado “livezilla”, então estamos informando o
diretório que deverá ser usado no FTP como “/public html/filezilla/”.
Deste modo, após estar instalado, o “Servidor” do LiveZilla ficará
acessível no nosso site através do endereço
“http://www.seusite/livezilla/”.
Clique no botão “Start” para iniciar o envio dos arquivos ao seu site
via FTP. Se as informações para a conexão foram informadas
corretamente, o programa LiveZilla Server Admin vai começar a
transferir os arquivos para o seu site.
Após a conclusão da transferência o programa de instalação vai mostrar uma tela onde você poderá testar os arquivos enviados.
Antes de completar o teste faça alguns ajustes nos valores informados na URL.
Substitua o endereço de FTP do seu site pelo endereço Web (no formato
“www.seu-dominio.com.br”) e remova a pasta "/public html" ou
“/httpdocs” da URL, visto que ela já é a pasta raiz do site e não
precisa ser informada.
Clique então no botão “Server Test”, e na próxima janela, clique no
botão “Test”. Se tudo ocorrer bem você verá uma mensagem e dois ícones
verdes mostrando que o teste foi completado com sucesso.
Feche a janela de teste clicando no botão “Close”, e clique então no
botão “Next” e então no botão “Finish” para finalizar a instalação.
Clique no botão “Open LiveZilla Server Page” na última janela do
programa de instalação para abrir seu navegador Web na página do
“Servidor” LiveZilla instalado no seu site.
O navegador irá mostrar que a instalação está funcionando, e você poderá executar algumas ações e iniciar um chat de teste.
Pronto, o “Servidor” do LiveZilla está instalado no seu site, e já está configurado para funcionar corretamente.
O próximo passo é inserir o código do LiveZilla nas páginas do seu
site. Este código é que vai mostrar o banner ou botão de acesso ao
chat para os seus visitantes, e que vai mostrar se o seu atendimento
está online e disponível para chat ou não.
Para gerar este código selecione a opção “Link Generator / Script Generator” no LiveZilla Server Admin no seu computador.
Clique no botão “Next”, e na próxima página selecione o perfil do
servidor que acabamos de criar (só haverá um perfil neste caso, pois
acabamos de instalar o LiveZilla e não adicionamos nenhum perfil extra).
Clique no botão “Next” para ir à proxima janela, onde você deverá fazer login com o seu usuário e senha do LiveZilla.
Após o login o LiveZilla Server Admin vai conectar no “Servidor” do
LiveZilla no seu site e buscar as informações necessárias para gerar o
código de integração, que você irá inserir nas páginas do seu site.
Após a conclusão você verá a janela Link Generator, onde poderá
configurar muitas opções do código de integração e da aparência da
janela de Chat do seu site.
No grupo Website Links você irá configurar o código de integração que será incluído nas páginas do seu site.
No grupo Email Links você irá configurar o código de integração que
você poderá inserir nas suas mensagens de Email feitas em código HTML
(sim, é possível iniciar o chat de suporte até de mensagens de
email!).
Você poderão optar entre as opções Graphic Chat Button (que irá criar
um botão gráfico no seu site para a ativação do chat), Text Link
(que irá gerar somente um link de texto para a ativação do chat) ou
Visitor Monitoring (que irá gerar um código que vai monitorar
visitantes, mas não vai mostrar nenhum modo para ele iniciar o chat,
que só poderá ser iniciado por você).
Após explorar e configurar estas opções desejadas, clique no botão
“Copy to Clipboard” para copiar o codig HTML de integração que você
deverá inserir nas suas páginas.
Inicie então o LiveZilla Client no seu computador para começar a monitorar os visitantes do seu site e a atender os chats.
Abra a interface do LiveZilla Client clicando no ícone de acesso que
ficará minimizado próximo ao relógio do seu Windows, e então faça o
login para começar a atender os chats do seu site.
Você ainda deverá utilizar o LiveZilla Server Admin no seu computador
para editar mais configurações do LiveZilla, como o idioma usado nos
chats, a habilitação do módulo Geo Tracking (que mostra num mapa
mundial onde estão os visitantes do seu site), a troca do logotipo da
janela de chat, etc.
Alguns ajustes também devem ser feitos através do LiveZilla Client,
como algumas configurações de idioma e o cadastro de uma base de
dados com respostas prontas, que facilitarão muito seu atendimento no
chat.
Para aprender ainda mais sobre o LiveZilla, assista a algumas das vídeo-aulas (em inglês) no site do LiveZilla, no endereço http://www.livezilla.net/tutorials
No site do LiveZilla você encontrará também alguns banners extras que
podem ser utilizados no código de integração do Chat no seu site.
e com muitos e boms recursos. (so da um pouco de trabalho, para
instalar, mais vamos nessa)
Faça o download em http://www.livezilla.net/downloads/.
Execute o arquivo baixado e instale no seu computador (vá dando next até acabar);
O LiveZilla é o sistema de atendimento ao cliente Online, da
UnicaHost e é um sistema de chat de suporte online gratuito, que pode
ser facilmente instalado nos sites hospedados nos servidores da
UnicaHost.
A instalação do LiveZilla é muito fácil, mas é um pouco diferente dos
softwares para sites que estamos acostumados a instalar. A diferença
está no fato de que o pacote do LiveZilla contém um programa que
configura e instala automaticamente todos os arquivos necessários no
seu site, enviando-os via FTP.
Comece fazendo o download do pacote de instalação no site do
LiveZilla. Execute então este pacote no seu computador e comece a
instalação, seguindo os passos do assistente.
O LiveZilla vai instalar dois programas no seu computador: o
LiveZilla Client e o LiveZilla Server Admin. Termine a instalação,
desmarcando a opção que irá executar o LiveZilla ao fim do processo.
Vá então ao menu de programas do seu Windows e execute o programa
LiveZilla Server Admin. Através deste programa você irá configurar o
“Servidor” do LiveZilla, que é a parte do software que ficará
instalada no seu site. Selecione a opção “Create a new LiveZilla
Server” e clique no botão “Next”.
Na próxima janela você irá criar a conta administrativa do LiveZilla.
Informe um login, email e uma senha, e anote estas informações, pois
elas serão necessárias para que você possa utilizar o LiveZilla após
concluir a instalação.
Lembre-se das regras básicas de segurança e não crie uma senha muito
pequena, comum ou que seja fácil de adivinhar. Alguns exemplos de
senhas ruins são “12345″, “senha”, “minhasenha”, “123mudar’, etc.
Clique no botão “Next” para ir à próxima janela, onde você deverá criar o seu primeiro grupo de suporte.
O LiveZilla organiza usuários de suporte (você poderá ter mais de um
“atendente” online) em grupos, e cada grupo terá configurações e
recursos próprios dentro do LiveZilla. Você poderá criar vários grupos,
como “Suporte Técnico”, “Departamento Comercial”, etc.
No próximo passo você deverá escolher como irá enviar os arquivos do “Servidor” do LiveZilla para o seu site.
Você poderá deixar o programa enviar todos os arquivos para você
automaticamente via FTP, ou poderá salvar os arquivos no seu
computador para que você mesmo possa fazer isso mais tarde com seu
programa de FTP favorito.
Neste exemplo vamos deixar o LiveZilla Server Admin enviar os arquivos automaticamente para o nosso site via FTP.
Na próxima tela você deverá informar os dados de conexão FTP com seu
site na UnicaHost. Estes dados incluem o seu login e senha de FTP, o
endereço do servidor FTP e o diretório onde os arquivos serão
colocados.
Seu login e senha de FTP na UnicaHost. são inicialmente os mesmos que
você utiliza para acessar o Painel de Controle, e foram mandados
para o seu email na mensagem “Informações da sua nova conta” após a
conclusão da sua inscrição na UnicaHost..
O endereço do servidor FTP é sempre no formato
“ftp.seu-dominio.com.br”, onde você deverá substituir
“seu-dominio.com.br” pelo valor correspondente para o domínio do seu
site.
O diretório raiz, ou diretório inicial, do seu site na UnicaHost. pode
ser "public html" (se for servidor Linux) ou “/httpdocs” (se for
servidor windows). Neste exemplo vamos instalar o LiveZilla dentro de
um subdiretório chamado “livezilla”, então estamos informando o
diretório que deverá ser usado no FTP como “/public html/filezilla/”.
Deste modo, após estar instalado, o “Servidor” do LiveZilla ficará
acessível no nosso site através do endereço
“http://www.seusite/livezilla/”.
Clique no botão “Start” para iniciar o envio dos arquivos ao seu site
via FTP. Se as informações para a conexão foram informadas
corretamente, o programa LiveZilla Server Admin vai começar a
transferir os arquivos para o seu site.
Após a conclusão da transferência o programa de instalação vai mostrar uma tela onde você poderá testar os arquivos enviados.
Antes de completar o teste faça alguns ajustes nos valores informados na URL.
Substitua o endereço de FTP do seu site pelo endereço Web (no formato
“www.seu-dominio.com.br”) e remova a pasta "/public html" ou
“/httpdocs” da URL, visto que ela já é a pasta raiz do site e não
precisa ser informada.
Clique então no botão “Server Test”, e na próxima janela, clique no
botão “Test”. Se tudo ocorrer bem você verá uma mensagem e dois ícones
verdes mostrando que o teste foi completado com sucesso.
Feche a janela de teste clicando no botão “Close”, e clique então no
botão “Next” e então no botão “Finish” para finalizar a instalação.
Clique no botão “Open LiveZilla Server Page” na última janela do
programa de instalação para abrir seu navegador Web na página do
“Servidor” LiveZilla instalado no seu site.
O navegador irá mostrar que a instalação está funcionando, e você poderá executar algumas ações e iniciar um chat de teste.
Pronto, o “Servidor” do LiveZilla está instalado no seu site, e já está configurado para funcionar corretamente.
O próximo passo é inserir o código do LiveZilla nas páginas do seu
site. Este código é que vai mostrar o banner ou botão de acesso ao
chat para os seus visitantes, e que vai mostrar se o seu atendimento
está online e disponível para chat ou não.
Para gerar este código selecione a opção “Link Generator / Script Generator” no LiveZilla Server Admin no seu computador.
Clique no botão “Next”, e na próxima página selecione o perfil do
servidor que acabamos de criar (só haverá um perfil neste caso, pois
acabamos de instalar o LiveZilla e não adicionamos nenhum perfil extra).
Clique no botão “Next” para ir à proxima janela, onde você deverá fazer login com o seu usuário e senha do LiveZilla.
Após o login o LiveZilla Server Admin vai conectar no “Servidor” do
LiveZilla no seu site e buscar as informações necessárias para gerar o
código de integração, que você irá inserir nas páginas do seu site.
Após a conclusão você verá a janela Link Generator, onde poderá
configurar muitas opções do código de integração e da aparência da
janela de Chat do seu site.
No grupo Website Links você irá configurar o código de integração que será incluído nas páginas do seu site.
No grupo Email Links você irá configurar o código de integração que
você poderá inserir nas suas mensagens de Email feitas em código HTML
(sim, é possível iniciar o chat de suporte até de mensagens de
email!).
Você poderão optar entre as opções Graphic Chat Button (que irá criar
um botão gráfico no seu site para a ativação do chat), Text Link
(que irá gerar somente um link de texto para a ativação do chat) ou
Visitor Monitoring (que irá gerar um código que vai monitorar
visitantes, mas não vai mostrar nenhum modo para ele iniciar o chat,
que só poderá ser iniciado por você).
Após explorar e configurar estas opções desejadas, clique no botão
“Copy to Clipboard” para copiar o codig HTML de integração que você
deverá inserir nas suas páginas.
Inicie então o LiveZilla Client no seu computador para começar a monitorar os visitantes do seu site e a atender os chats.
Abra a interface do LiveZilla Client clicando no ícone de acesso que
ficará minimizado próximo ao relógio do seu Windows, e então faça o
login para começar a atender os chats do seu site.
Você ainda deverá utilizar o LiveZilla Server Admin no seu computador
para editar mais configurações do LiveZilla, como o idioma usado nos
chats, a habilitação do módulo Geo Tracking (que mostra num mapa
mundial onde estão os visitantes do seu site), a troca do logotipo da
janela de chat, etc.
Alguns ajustes também devem ser feitos através do LiveZilla Client,
como algumas configurações de idioma e o cadastro de uma base de
dados com respostas prontas, que facilitarão muito seu atendimento no
chat.
Para aprender ainda mais sobre o LiveZilla, assista a algumas das vídeo-aulas (em inglês) no site do LiveZilla, no endereço http://www.livezilla.net/tutorials
No site do LiveZilla você encontrará também alguns banners extras que
podem ser utilizados no código de integração do Chat no seu site.
Re: LiveZilla – Como Instalar Este Chat no Seu Site
Parece ser um bom tutorial... Parabéns Malacus, até hoje não vi um tópico seu sem ter qualidade! Podemos todos afirmar, tudo o que você posta é de qualidade...
Felipe- Strike Avançado
- Localização : Na frente do Computador! :P
Data de inscrição : 25/08/2010
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