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Aprendendo os Comandos Basicos De GML(Linguagem De Game Maker)
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Aprendendo os Comandos Basicos De GML(Linguagem De Game Maker)
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MensagemAssunto: Comandos básicos em gml Sab Mar 08, 2008 7:48 pm
Aqui estão alguns comandos básicos sobre GML, vejam:
Comando básicos:
if: Esse código serve para quando você for fazer alguma coisa, ou quando acontecer alguma coisa. EX:
Código:
if keyboard_check(vk_up)
room_goto(room2) //esse é um exemplo, quando a seta para cima for pressionada irá para a room2
var: Esse código serve para criar uma variável, veja:
Código:
var_(nome da variável)=true
score: Bom, acho que não é preciso dizer nada, esse código define a pontuação. Ex:
Código:
//aqui estamos inserindo 10 pontos
score+=10
lives: É a mesma coisa de score, só que aqui são as vidas
false: Esse código é como uma execusão falsa, exemplo:
Código:
//Aqui será pressionada a seta para direita, então a var_parado será falsa e a var_direita será verdadeira
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
var_parado = false
var_direita = true
}
gravity: O nome já diz, esse comando define a gravidade, veja um exemplo:
Código:
gravity = 0.75
sprite_index: Esse comando mostra uma sprite, veja um exemplo:
Código:
// esse é apenas um exemplo, não tente usar esse código
if keyboard_check(vk_down)
sprite_index = spr_player
instance_destroy(): Esse comando é para destruir um objeto, veja um pequeno exemplo:
Código:
// caso a seta para esquerda seja pressionada o objeto que está executando esse código será destruído
if keyboard_check_pressed(vk_left)
instace_destroy();
instance_create: Comando utilizado para criar uma instância (objeto)
image_speed: Controle da velocidade da imagem, veja:
Código:
image_speed=0.25
Comandos do teclado:
Setas:
keyboard_check(vk_up)// Seta para cima
keyboard_check(vk_down)// Seta para baixo
keyboard_check(vk_left)// Seta para a esquerda
keyboard_check(vk_right)// Seta para a direita
keyboard_check(vk_space)// Tecla barra de espaços
Letras:
(keyboard_check(ord('X'))// para você mudar as teclas apenas mude a letra X para a tecla que você deseja
Outros
hspeed*=-1: esse código serve para inverter uma velocidade. Exemplo:
Código:
//crie um evento colison do player com a parede e escreva o comando citado acima.
draw_text: Escreve um texto, veja um exemplo:
Código:
// fica escrito time na room
draw_text(280,25,time);
view_xview e view_yview: Esse código serve para uma sprite seguir a tela. Ex:
Código:
// o objeto que está executando esse código irá seguir a room.
view_xview+100
view_yview+100
Já disse muitos comandos, agora vamos criar alguns códigos:
Contato com o chão:
Código:
// esse código é para o contato do player com o chão, a velocidade muda para 0
move_contact_solid(direction,
vspeed = 0
Código:
//código bem simples, crie um evento colision de um inimigo com um bloco.
if sprite_index=spr_inimigo_esquerda
{
sprite_index=spr_inimigo_direita;
}
else
{
sprite_index=spr_inimigo_esquerda;
}
Código:
// muda para a room0
room_goto(room0)
e Iso ai Gente =D
Creditos:
mathy220(Por Ter Feito o Tutu)
Mayck(Por ter Postado Aki)
Mayck- Strike Gold
- Localização : Quem Nasceu Pra Magikarp Nunca Vai Ser Gyarados
Data de inscrição : 20/07/2010
Mensagens : 652
Pontos : 609
Re: Aprendendo os Comandos Basicos De GML(Linguagem De Game Maker)
Legal, bem util e insteressante! Eu ja tava achando estranho cara, vc sumiu do forum e não estava mais respondendo no hamachi!
Felipe- Strike Avançado
- Localização : Na frente do Computador! :P
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